Prospecção de verdade é com a mulher toupeira!

Prospecção de verdade é com a mulher toupeira!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Prospecção é um tema delicado que varia de acordo com o mercado. Você sabe como prospectar corretamente e aumentar a sua certeira de clientes?

Oiiii, como que vc tá hoje?

Esta semana eu tava revendo uma série na Netflix chamada Unbreakable Kimmy Schmidt e aí eu pensei: “cara, isso é um exemplo perfeito de prospecção!” 🤯

E advinha… eu tive que trazer pro blog porque eu sei que vcs vão ver a série, vão dar muita risada e, ainda, vão aprender com a Kimmy. 

Bora lá?

Que eu me lembre, especificamente, a Kimmy faz prospecção 2 vezes na série quando ela tá pedindo emprego, mas se vc assistir e perceber mais algum exemplo, conta pra mim nos comentários, tá?

Eu vou te mostrar aqui as duas vezes que eu me lembro, mas antes vou dar uma sinopse da série pra quem ainda não a conhece 😉

A série conta a história da Kimmy Schmidt, uma mulher que foi sequestrada e mantida num bunker por um fanático que dizia que o mundo tinha acabado. 

Ela e outras 3 mulheres (as mulheres toupeiras como ficaram conhecidas) só foram resgatadas depois de 15 anos e agora têm que reconstruir a vida. 

O foco fica Kimmy que resolve não voltar mais pra vida antiga, mas sim construir uma nova vida em Nova York. Então ela passa por várias enrascadas nessa nova fase. 

Uma das primeiras coisas que ela precisa fazer é conseguir um trabalho, mas ela foi babá por 1 ano na adolescência e depois tem um espaço de 15 anos sem trabalhar. Então é difícil alguém dar emprego pra ela, né!?

Só que uma boa prospecção faz milagres! 😎

A primeira prospecção

No primeiro episódio ela passa numa loja e compra doces pro jantar, mas só depois que ela vai perceber que precisa de um emprego. Então cenas mais tarde ela volta nessa loja… olha só como ela pede o trabalho:

  • Kimmy: Oi, eu sou a Kimmy. Eu gosto muito dos seus produtos, especialmente as balinhas de tubarão que não tinha visto ainda. E eu estou interessada em alguma oportunidade de trabalho que você possa ter…
Kimmy na loja de doces
Vou comer doces no jantar!

Essa cena acontece exatamente aos 8min40s do episódio 1×01. 

Vc reparou como ela se apresenta? É como eu digo que uma prospecção precisa ser: você se apresenta, fala bem do produto do empregador e só depois fala que tem interesse em colaborar naquele trabalho.

A única coisa que falta aí é ela perguntar como a pessoa estava, mas ela passou 15 anos afastada do convívio social, então dá pra entender que ela tenha perdido esse “tato” 😬

O discurso é cortado por outra situação que acontece e ela não termina de pedir o emprego, mas no episódio 2×02 ela volta a essa situação, mas agora numa loja de produtos natalinos 🎄

A segunda prospecção

Presta atenção nesse diálogo que acontece bem no início do episódio:

  • Kimmy: Esta é uma loja de natal aberta o ano todo? Você deve ser a mulher mais feliz do mundo!
  • Atendente: Eu sou um homem!
  • Kimmy: Isso é ótimo! Eu vi isso na loja de placas [uma placa de contrata-se] e eu a comprei pra mostrar como eu realmente quero trabalhar aqui!
  • Atendente: Na verdade, não estamos contratando…
  • Kimmy: EU TENHO UMA BOMBA! [gritando] E agora que eu tenho sua atenção, aqui está o meu currículo. 
  • Atendente: Aqui diz que você foi babá de 1997 a 1998, e então tem um intervalo de 15 anos…
  • Kimmy: Olhe, eu sei que não sou perfeita, mas deixe-me contar sobre outro funcionário imperfeito. O nome dele era Rudolph [uma rena do papai noel] e ele era uma piada! Alguns dizem que a mãe dele transou com uma luz natalina, mas quando lhe deram uma chance, Rudolph entrou pra história! E o nome dessa rena era Rudolph. Só estou pedindo uma chance de colocar minha vida nos eixos. Na semana passada, eu dei em cima de um homem casado. Eu sou como um pirulito com uma interrogação na embalagem: eu não sei o que está havendo aqui dentro! Mas, se tem algo que me lembra do que é bom e certo no mundo, é este lugar! Dizem que há uma guerra contra o natal. Bem, senhor, coloque-me na linha de frente. Pois se algum Grinch ou Scrooge ousar vir até aqui, vou fazê-los desejar nunca ter nascido! 
Prospecção na loja de natal
Vou fazê-los desejar nunca ter nascido!

A cena é bem desconfortável ao mesmo tempo que é engraçada, mas sabe qual o resultado desse diálogo? 

Ela consegue emprego em uma loja que não estava precisando de novos funcionários. 

Saiba prospectar como a Kimmy

Você percebeu como ela prospectou? 

Primeiro ela elogiou aquele trabalho falando que a(o) atendente devia ser a pessoa mais feliz do mundo, afinal, se o natal é uma época de felicidade, imagina ser natal todo dia 🎄🎁

Depois ela gritou que tinha uma bomba, mas isso é um elemento que funciona na cultura dos EUA devido a atentados e a relação deles com guerras, isso não funciona pra gente.

E, mesmo se você tentar prospectar pra lá, não faça isso! Esse elemento é usado como um humor de gosto duvidoso na série. 

Mas depois, ela começa a usar os elementos que constituem aquele tema pra se colocar como a melhor opção de contratação.

O Rudolph é a rena mais conhecida do universo natalino e tem uma lâmpada vermelha no lugar do nariz. O pirulito com “?” na embalagem pode ser ácido ou não, por isso não se sabe o que vai ser encontrado. 

O Grinch é um personagem que odeia o natal e rouba tudo das pessoas que tenha relação com a data só pra impedir a felicidade delas.

Já o Scrooge é um personagem do Charles Dickens que também odeia o natal e tudo o que remete à felicidade. Por isso ela se coloca à frente no campo de batalha pra lutar contra eles. 

E o melhor de tudo é que quando o atendente fala sobre ela não ter trabalhado por 15 anos, ela não foca nas desculpas. Ela poderia ter dito que foi sequestrada por 15 anos, mas não! Ela foca em ser a solução que a loja precisava 💪

Uma loja natalina aberta o ano inteiro é algo muito estranho e, com certeza, as pessoas vão ridicularizar isso. Então é preciso alguém que defenda os ideais dessa loja. Não seria ela a melhor aposta depois desse discurso?

Prospecte corretamente no mercado da voz

Eu não tô dizendo que vc tem que apostar nesse tipo de prospecção pra conseguir clientes, na verdade é bem longe disso. A série é uma comédia e tem outras intenções. 

Eu tô te mostrando os exemplos da Kimmy porque, no contexto da série, ela tem uma ótima prospecção e alcança seus objetivos. Mas é claro que, pra área da locução, a prospecção precisa ser feita de outra forma 🧐

No Café com a Nadya #2, eu dei várias dicas sobre como prospectar no mercado da voz e conseguir os primeiros clientes.

Eu vou deixar o link aqui abaixo pra vc poder assistir esse vídeo e descobrir como prospectar adequadamente no nosso mercado. Tem até dica de como escrever o e-mail, hein… não perde!

Como conseguir os primeiros clientes de locução

Ps.: comenta no vídeo que a Nadya e a Kimmy tão te inspirando a prospectar corretamente e me diz também se já tava no caminho certo ou se tava fazendo errado 😉

Beijo e boraaaa! 😍

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *