Qual a melhor voz para locução?

Qual a melhor voz para locução?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

“Qual a melhor voz para locução?” – essa é uma pergunta que eu escuto o tempo todo! E pior… é uma pergunta que eu me fazia uns anos atrás.

Oiii, como que vc tá hoje?

Hoje eu vim discutir com vocês esse tema polêmico!

Quando a gente ainda não entrou e entende pouco do mercado da voz, essa pergunta é recorrente e costuma nos aterrorizar. Além disso, muitas vezes ela é o que sabota muita gente.

Eu digo que sabota porque muita gente pensa que existe uma voz adequada para a locução, ou que existe um jeito certo de fazer, mas será mesmo? 🤔

Vem comigo que neste post eu vou te ajudar a entender esse mito e qual é a verdadeira pergunta que quem tá começando deve se fazer 😮

Como funciona a voz?

Vamos por partes.

Antes de falarmos sobre voz, vc sabe o que é a voz ou como ela é produzida? Se sabe, isso já é meio caminho andado, senão tá na hora de saber!

A voz é um som ou um conjunto de sons que resulta de um mecanismo bem complexo para nos auxiliar no processo de comunicação e expressão. E eu digo “auxiliar” porque não é só pela voz que nos comunicamos.

Como vocês já devem ter me ouvido dizer: a gesticulação do nosso corpo é responsável por cerca de 94% da nossa comunicação, enquanto a voz é por apenas 6%. Mas isso não quer dizer que elas funcionam isoladamente

Ariel perdende a voz na pequena sereia

A voz depende da nossa gesticulação, mas chegaremos nisso. 

Para que a voz exista, alguns elementos precisam compor esse mecanismo que a produz. Vejamos:

  • diafragma;
  • músculos intercostais e auxiliares;
  • pulmões;
  • traqueia; 
  • laringe (cordas vocais);
  • faringe;
  • boca (dentes, bochechas, língua, lábios, palato); e
  • nariz (fossas nasais, septo)

Muita gente pensa que a voz depende só dos pulmões e abrir a boca, mas não, a voz é resultado do funcionamento de toda essa estrutura. 

Se alguma dessas estruturas apresenta algum problema ou alguma patologia, a voz é diretamente afetada e deixa de se projetar como deveria.

Vozeando

Para que a voz ocorra, tudo começa lá no cérebro que envia a mensagem para os nossos músculos.

Então o diafragma, com ajuda dos músculos intercostais e auxiliares, possibilita o movimento de inspiração e expiração dos nossos pulmões.

Os pulmões precisam de ajuda para esses movimentos. Com a expiração, o ar é expulso dos nossos pulmões e passa pela garganta, que é composta pela laringe (onde estão as cordas vocais), pela faringe e pela traqueia.

nicole do maravilhoso mundo de gumball respirando fundo

Quando o ar passa pelas cordas vocais (ou pregas vocais), a vibração que ocorre nelas gera o timbre da nossa voz. Mas isso não acaba aí:

Esse ar ainda precisa passar pela boca e pelo nariz (em alguns sons) e toda a estrutura que temos aí pode modificar os sons. A falta de dentes, palato fendido, língua presa, lábio leporino, desvio de septo, inflamações etc. 

Muitas cosas podem afetar a nossa voz, mas, geralmente, pensamos apenas nas que podemos ver, como boca e nariz. E, assim, o equívoco tá feito! 

Ao pensar apenas nas estruturas mais “acessíveis”, podemos negligenciar outras que afetam mais do que a falta de um dente, por exemplo. Por isso, é necessário cuidar do corpo todo se vc quer ter uma voz melhor.

Gesticulando

Eu sempre falo disso, mas muita gente tem dificuldade em entender ou acreditar. Nosso corpo, ou melhor, a gesticulação dele é responsável por cerca de 94% da nossa comunicação. 

Mas aqui eu não vou discutir como o corpo afeta a comunicação visual, apenas como ele interfere na voz.

Vamos ver isso na prática:

Provavelmente vc tá deitado ou deitada no sofá ou na cama.

Se não estiver, deite. Agora fale: “mas o que é isso?”

Agora sente e repita: “mas o que é isso?”

Em pé, repita: “mas o que é isso?”

Ainda em pé, olhando para o lado e um pouco para baixo, repita: “mas o que é isso?”

Agora repita mudando as expressões faciais. 

Por fim, coloque entonações diferentes: alegria, tristeza, raiva, surpresa, etc.

R2D2 cansado
Cansou?

Viu como a sua voz muda? Talvez dentro da sua cabeça, a diferença seja mínima, mas para quem está perto, ou para o microfone que está gravando, ela muda bastante. 

E não é apenas porque seu corpo adota diferentes posturas, mas também porque a ressonância muda. Seu corpo se posiciona de diferentes formas no ambiente e sua voz ressoa em diferentes direções e superfícies. 

Tudo isso resulta naquilo que quem tá de fora escuta, mas pra gente a diferença é mínima porque o som dentro da nossa cabeça parece ser igual e só muda nas entonações. Ledo engano.

Existe voz bonita para locução?

Agora que vc já entendeu como funciona a voz e como ela se altera por vários fatores, vamos discutir se existe, de fato, uma voz bonita para a locução.

A gente cresceu ouvindo os locutores e locutoras de rádios com aqueles vozeirões.

Acostumados a ouvir os famosos “booom diiiiia, dona Mariiiiia” com aquelas vozes mais profundas ou mais alegres, a gente passou a acreditar que essa era a forma certa de fazer locução.

E tá errado? Não! Em outros tempos era essa a locução que a rádio esperava mesmo. Mas, em pleno 2020, vc consegue citar 5 pessoas ao seu redor que escutam rádio diariamente? É muito difícil.

Isso porque nossa sociedade tá em constante evolução e a rádio é um elemento que tá ficando ultrapassado.

Hoje em dia, os podcasts estão tomando o lugar das rádios. Quem não prefere escutar o assunto que quer, na hora que quer e com os apresentadores que gosta?

Além disso, o horário nobre da televisão já não existe como antigamente. Antes era lei assistir a novela das 9 regularmente. Hoje vc assiste no Globoplay um dia antes se quiser (e na hora que quiser).

não existe mais um padrão de comportamento social (nunca existiu, a gente que tinha algumas coisas em comum).

Hoje cada um escuta e vê o que quer quando quer. Então, por que existir ainda uma locução que não acompanha a evolução da nossa sociedade? 

Não faz sentido, né!?

não existe voz certa para locução

Da mesma forma, não faz sentido existir uma voz “padrão” na locução. E voz bonita é só questão de gosto pessoal. Se você não acredita nisso, olha só esse exemplo que eu separei aqui:

Orlando Drummond

Se você não conhece ele pelo nome, consegue conhece pelo inesquecível Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo. Mas se for muito jovem, talvez conheça apenas sua voz, pois ele dublou o Popeye, o Scooby-Doo e o Vingador.

Atualmente, o Orlando Drummond tem 100 anos e segue fazendo dublagens.

Mas o que eu quero dizer pra vocês é que ele não é conhecido por ter uma voz bonita. Não tem aquele vozeirão de radialista, e ainda assim soma uma quantidade gigantesca de trabalhos.

Nesta entrada da dublagempedia, vocês conseguem ver essa quantidade exorbitante de trabalhos.

A pergunta que fica é: se a voz bonita “padrão” determinasse o sucesso de alguém, como ele com essa voz tão singular conseguiria ser ator, dublador, comediante e radialista?

Tem ou não tem voz bonita para locução?

não tem voz bonita para locução

Essa é a resposta.

Vc pode ficar aí jogando hate nas pessoas, se baseando apenas no seu gosto pessoal, ou entender que o conceito de bonito ou feio excede seus gostos.

Aí você me pergunta: “Tá, Nadya, mas se não tem voz bonita pra locução, qual é a pergunta certa então?”

A pergunta certa é:

Como eu treino a minha voz para que ela entregue o que o mercado busca?

A gente sabe que no final das contas, quem manda é o cliente. É ele quem vai determinar se gosta ou não da sua voz.

Você pode ter uma voz linda, escutar todos os dias que deveria ser locutora e, ainda assim, receber vários nãos do mercado. Enquanto aquela pessoa com “voz de taquara rachada” pode receber muitos trabalhos.

No final das contas, a única coisa que vc pode fazer pra melhorar a sua voz é treinar muito pra atender às necessidades do mercado, pois quem vai definir se sua voz é boa para o trabalho, ou não, é o cliente.

Como treinar a minha voz para locução?

“Ah, Nadya, a minha voz é tão bonita e a do Joãozinho é feia, mas ele ganhou o trabalho…”

meme: não era pra ser diferente?

Não! 

Vc tá se baseando no seu gosto pessoal? 

Qual diferencial tem a sua voz? 

Vc treina diariamente? 

Consegue entregar o que o mercado busca ou apenas o seu tipo preferido de locução?

São várias questões que precisam ser consideradas quando estamos falando do mercado da voz.

A primeira é que não existe voz bonita, mas sim treinada. E como fazer isso, então?

Bora lá! Treino não é apenas sair falando “BOM DIA, DONA MARIA. MAIS UMA QUARTA-FEIRA DE SOL ABENÇOADA EM FLORIANÓPOLIS”.

NÃAAAAO! PELO AMOR DE JORGE!

Quando eu digo treino, eu tô falando de treinar textos diferentes, com tipos de locuções diferentes para mídias diferentes. É diversificar os serviços que vc pode oferecer ao mercado.

Claro que vc pode ir aos poucos, não me entenda mal.

Treinar a voz é treinar as pausas das frases, a projeção da voz, onde pôr e onde tirar ênfases, onde respirar etc.

E dominar isso só acontece com muito treino. O que vc pode fazer, então, é: comece a treinar um tipo de locução, a flat, por exemplo. Treine muito e, quando perceber que já domina esse tipo, mude para a natural.

Comece treinando um texto… varejista, por exemplo. Treine muito, aprenda onde se coloca ênfase e onde aumentar ou diminuir o ritmo. Quando dominar esses textos (varie eles tbm), troque para um texto de web.

Vá experimentando os tipos de texto e locução até estar craque para atender às necessidades do mercado. E se vc quer uma dica preciosa, eu dou aqui: fuja daquela locução radialista antiga, o mercado já mudou e não quer mais isso.

o sucesso da locução
“E da minha dor vem o triunfo”

Ajuda profissional

Algumas pessoas costumam dizer ainda que não podem entrar para a locução porque têm algum problema na voz. E eu digo que isso é desculpa.

A ajuda profissional de um(a) fonoaudiólogo(a) é sempre bem-vinda e, muitas vezes, necessária. Tem questões que podem ser resolvidas com exercícios em casa e que são mostrados no YouTube.

Vc consegue suavizar seu sotaque com exercícios diários. Mas será que consegue suavizar uma língua presa ou isso precisa de ajuda profissional? Muito provavelmente você precise de ajuda. E isso é um problema super possível de resolver!

Por isso, não hesite caso veja que precisa de ajuda, pois isso acelera muito o seu desenvolvimento profissional.

Qual a melhor voz para locução?

Pra finalizar então, vamos voltar pra nossa questão inicial: não existe melhor voz para a locução. O que existe são vozes bem treinadas para atender às necessidades do mercado.

E o que essas vozes precisam ter? Suavização de sotaques (quanto mais standard melhor), sem vícios, naturalidade e adequação ao texto e público.

A naturalidade na locução a gente vai discutir em outro post 😉

Agora é a sua vez:

Me conta nos comentários aqui abaixo: 

você acreditava que existia uma voz certa para a locução? 

E o que você tem feito para treinar a sua?

Beijo e boraaaa! 😍

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

3 Comments

  • DANIEL ARROYO DIAS

    Excelente ,eu já tinha entendido sobre o nome flet,mas não tinha entendido o seu significado, agora com a explicação aqui no podcast ficou muito claro , e o segredo é treinar e dominar cada tipo de texto pra estar preparado para o mercado

  • Andréa de Andrade

    Oi Nadya,sim eu sempre acreditei que para ser locutor a pessoa teria sim que ter uma voz boa,mas agora você me fez lembrar do passado quando eu trabalhei em uma rádio FM aqui na minha cidade e havia um companheiro de trabalho que tinha uma voz tipo nada a vez mas ele era descontraido e lia muito bem,antão realmente treinar é muito importante pois até eu que “achava que sabia ler” e não era por aí kkkkk.

  • Maria do Espirito Santo

    Eu acreditava sim que existia uma voz certa para a locução. 🤦‍♀️Mas depois de todo conhecimento adquirido até agora no curso, não creio más.
    Eu tenho treinado alguns texto, mas agora tenho uma meta,treinar vários texto. Quero ter uma voz que se adpte em todos os padroes de locucão ,é isso!

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *